sexta-feira, 15 de maio de 2009

OS MINISTROS SE REUNEM

Como sempre acontece na 1ª terça-feira de cada mês, nós ministros nos reunimos com nosso pároco Monsenhor Izael, ocasião em que tratamos especialmente dos assuntos relacionados diretamente a nossa missão, como possíveis dificuldades, alterações de agenda etc, mas abordamos também outros temas, que embora não estejam ligados diretamente a função de ministros, fazem parte do cotidiano da nossa Igreja, que precisamos conhecer.
São assuntos direcionados mais a outras pastorais. como por exemplo, à litúrgica e a catequética, mas que precisamos ter conhecimento, pois o ministro segundo o nosso Bispo Dom Cláudio, precisa ter condições de atuar em qualquer uma destas pastorais, se for necessário.
Na última reunião que tivemos dia 5 deste mês, faltaram alguns ministros, por isto julguei ser útil relatar aqui um resumo daquilo que nos foi passado pelo Monsenhor, mas precisamente sobre liturgia. – O ministro precisa ter conhecimento nesta área, o suficiente para substituir um catequista ou um membro da liturgia. Liturgia Como Ação E Trabalho, se compõe de sinais, gestos, silêncio etc. Pela Comunicação Interpessoal, é aquela que por si só se explica: a Palavra, a Eucaristia. Participação Grupal, nas respostas, nos cantos e orações conjuntas. Que o ministro precisa ter confiança em si mesmo e convicto daquilo que prega e anuncia. Deve dar testemunho de uma vida coerente e transparente.
Que a comunicação da liturgia, brota da própria celebração que se comunica por si só, e que a comunicação na liturgia, são os elementos complementares que usamos: velas, flores, ornamentos, vestes, etc.
Ficou confirmado o nosso retiro espiritual, que será dia 31, domingo de Pentecostes, na casa de São Cristóvão, com inicio às 7 horas e final entre 16 e 17 horas. Vamos contribuir com R$ 10,00, pois teremos lá: café da manhã, almoço e lanche a tarde. Todos os ministros estão convocados para este retiro de suma importância para nossa espiritualização.




Jose Donato

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3