sexta-feira, 12 de junho de 2009

REPENSAR NOSSA RELAÇÃO COM O OUTRO

A relação entre as pessoas é um conjunto de situações, de partilha, e integração que permite uma convivência. Em nossa era pós-moderna, a comunicação está se dando por meio de aparatos tecnológicos, mas a verdadeira relação é aquela pela qual nos aproximamos intimamente uns dos outros.

Os homens e as mulheres da atualidade partilham de um sentimento que impede a relação direta com o outro, e conseqüentemente não vivem uma relação plena. O egoísmo, a preocupação excessiva consigo mesmo, é a banalização da dignidade humana.

Assim, o ser humano vai caminhando para dimensões frágeis da existência, empobrecendo sua capacidade de amar e se relacionar-se. A nossa vida passa pelo outro. Se não assumimos nossa missão de relacionar, sentiremos a total deformação humana e espiritual.

Na carta aos Romanos, cap.12, Paulo, apóstolo que se expressou em comunidades diversas e em línguas diversas, utiliza-se de uma pequena expressão de significado muito rico: “não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos”...

Hoje, devemos buscar essa transformação. Uma transformação que não se encaixa numa teoria fixa, mas num contexto de diversidades e lutas. Que, antes de tudo, quer amor, fraternidade, gratuidade. E que tem consciência que deve começar dentro de cada um (uma) e se exteriorizar nas ações cotidianas.

Nesta perspectiva, procuramos em cada ato e em cada contato a novidade que se anuncia como semente de transformação, ou seja, a relação verdadeira, recíproca, leal e amorosa com o outro.

Sendo assim, quem busca o outro, quem se dispõe em totalidade ao outro, vive com Deus.


Natanael Oliveira Diniz
(Comunidade Santa Teresinha).

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3