sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ADVENTO E ANO “C”

Estamos prestes a entrar no tempo do Advento do ano “C”, mas e ai, você sabe o que isto significa? Não é incrível que alguns termos que escutamos tanto, no fundo, não sabemos o que realmente é? Você sabe o que é o Advento e ano “C”? Se não, é bem mais simples do que parece:

O Advento, é um dos tempos do Ano Litúrgico, e pertence ao ciclo do Natal. A liturgia do Advento, caracteriza-se como período de preparação, assim sendo, é o período onde nos preparamos e esperamos para celebrar o Natal, ou seja, a vinda do Senhor.

Mas e o ano “C”? Bem, o Ano Litúrgico, foi criado pela Igreja, para que possamos acompanhar toda a vida de Jesus, através das leituras bíblicas. O rito romano possui um conjunto de leituras que se repetem a cada três anos, divididos em anos A, B e C. No ano “A”, fazem-se as leituras do Evangelho de São Mateus, no ano “B” de são Marcos e no ano “C” de São Lucas, já o Evangelho de São João é reservado para ocasiões especiais, principalmente as grandes festas e solenidades.

Mas atenção, o Ano Litúrgico, não se inicia em janeiro como o ano civil, o Ano Litúrgico se inicia no primeiro domingo do Advento, cerca de quatro semanas antes do Natal, e se encerra com a solenidade de Cristo Rei do Universo, que neste ano é dia 22 de Novembro.



Eduardo

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3