quinta-feira, 4 de março de 2010

Mutirão de Confissões

MUTIRÃO DE CONFISSÕES DIA 11 DE MARÇO DE 2010 - Paróquia Santa Terezinha

CONFISSÕES / TARDE

Igreja São Francisco: Horário: 14:00 h às 17:00 h

Igreja Santa Terezinha: Horário: 14:00 h às 17:00 h

Igreja Nossa Senhora do Rosário: Horário: 14:00 h às 17:00 h

CONFISSÕES / NOITE

Igreja São Francisco: Horário: 19:00 h

Igreja Santa Terezinha: Horário: 19:00 h

Igreja Nossa Senhora do Rosário: Horário: 19:00 h

Igreja Nossa Senhora Aparecida: Horário: 19:00 h

Igreja Santa Edwiges: Horário: 19:00 h

Pe. Wesley Roberto Balbino Pároco


O SACRAMENTO DA CONFISSÃO

A Confissão é uma dentre as muitas riquezas que Deus nosso Senhor coloca à nossa disposição. É o sacramento do reencontro entre o filho que volta arrependido para a casa e o Pai que perdoa e acolhe (cf. Lc 15,11-32). É também a festa do reencontro do penitente e seus irmãos e irmãs (sua comunidade).

Vemos, com frequência e profunda tristeza, que muitas pessoas estão perdendo o sentido do pecado. E, com isso, perdem também o significado e a alegria do perdão e da graça de Deus.

Confessar não é somente derramar o coração de Deus, através do sacerdote, nossos pecados. É também receber com amor as graças da misericórdia infinita do Pai. É lugar da bondade, da esperança e da conversão.

A CONFISSÃO

1 - Como os demais sacramentos, o da Confissão deve ser preparado antes de ser celebrado. O penitente, por meio do recolhimento, da oração e da revisão de vida, se dispõe a confessar os seus pecados para obter de Deus, por meio da Igreja, o perdão.

2 - O exame de consciência consiste na revisão das próprias atitudes, no arrependimento sincero e no propósito de conversão de vida.

3 - A Confissão é a ocasião em que o penitente se apresenta a um sacerdote (bispo ou presbítero) e confessa os próprios pecados.

4 - O aconselhamento é o momento em que o sacerdote dialoga com o penitente, fazendo perguntas e orientando-o. É o convite para que o confessando abra-se à misericórdia e à graça de Deus, dispondo-se a uma vida nova.

5 - O ato de contrição é a oração pela qual o penitente expressa o seu arrependimento e o desejo de mudar. Normalmente reza-se antes da absolvição ou enquanto o sacerdote estiver ministrando a absolvição.

6 - A absolvição é a oração sacramental pela qual o sacerdote perdoa, em nome de Deus e da Igreja, os pecados do penitente. Sem esta oração o sacramento da Confissão não se realiza.

7 - A penitência é o ato de reparação pelos pecados cometidos e perdoados. É agradecimento a Deus pela vida nova e a manifestação do propósito de não mais pecar. É oportuno que a penitência seja cumprida, se possível, logo após o término da confissão, já que ela é parte integrante do sacramento que está sendo celebrado.


Paróquia Santa Terezinha - Patrocínio / MG

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3