terça-feira, 5 de outubro de 2010

Um dia de Deus em Nossas Vidas...

Já desejou que o tempo desacelerasse a fim de que você fosse capaz de acompanhá-lo? Ou que o mundo parasse de girar por um momento para que você pudesse aproveitá-lo melhor?

Um retiro espiritual nos dá essas sensações. É um momento para fazer desaparecer o “eu”, de renovar-se, pois está ligado ao silêncio e à tranqüilidade – silêncio da mente e do coração, tanto quanto da língua; tranqüilidade do espírito, tanto quanto do corpo. É um momento maior de oração, de encontro com Deus, de deixá-lo falar conosco. Enfim, de nos retirar do nosso dia a dia para estarmos com Ele.

Foi essa oportunidade que Deus nos proporcionou nesse domingo, dia 29. Nós, os Ministros da Eucaristia, da Palavra, das Exéquias e membros da Catequese da Comunidade de Moreiras da Paróquia São José, passamos o dia em retiro espiritual com o nosso Pároco, Monsenhor Izael. Fomos enriquecidos com suas experiências sobre vários temas: Como fazer a Leitura Orante da Bíblia; mostrou-nos que somos chamados a ser “enxertados” em Cristo; refletimos sobre o Batismo de João e de Jesus Cristo e os efeitos do batismo em nossas vidas; alertou-nos de que um cristão tem que ser como um livro aberto onde escreve-se e testemunha sua história para o outro ler, e que esse livro, não poderá ser fechado antes da nossa morte; levou-nos a refletir a que se deve o fato de ter um número tão grande de batizados e poucos participantes? Se vivemos uma fé forte, serena e alegre? Se oferecemos o testemunho de que Deus pede? E por que as pessoas hoje têm tanto medo do silêncio, estão sempre se escondendo atrás de uma televisão ou um rádio ligado. Esclareceu sobre o verdadeiro significado e a valorização da Ceia Eucarística. Lembrou-nos que Jesus pede conversão e que nós fomos criados voltados para Deus, mas o pecado nos fez virar às costas a Ele, mas Deus nunca vira as costas para o homem. Ele busca o homem por meio de Jesus Cristo. E também lembrou-nos de que o perdão faz nascer, reencontrar a dignidade humana, levanta e ressuscita a pessoa. Mais uma vez aprendemos que só a Deus pertence o julgamento e que “julgar” diminui a pessoa e “desculpar” dignifica e faz a pessoa sentir-se capaz de mudar.

O ponto culminante do nosso retiro foi a celebração da Santa Missa na Igreja de Moreiras com a participação das pessoas da comunidade que também confraternizaram conosco de um gostoso e descontraído lanche.

Bom... Ficaram agora as sementes semeadas em nossos corações por nosso querido Monsenhor Izael e também a saudade daquele recanto tranqüilo e acolhedor de Moreiras.

Márcia M. Boaventura P. Pinto.
Ministra da Eucaristia.

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3