sexta-feira, 11 de março de 2011

Campanha da Fraternidade e Via Sacra

CAMPANHA DA FRATERNIDADE E VIA-SACRA

Já estão disponíveis em nosso Escritório Paroquial os livrinhos para a celebração da Via-Sacra nas comunidades, como acontecem todos os anos em nossa paróquia.

As comunidades que ainda não pegaram seus livrinhos devem fazê-lo o quanto antes. O importante é que ninguém deixe de participar. Veja abaixo um relato sobre a Campanha da fraternidade deste ano:

Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta

Lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22)

Explicação do cartaz da CF 2011

O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado.

A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento d8S enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem.

Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um micro ecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. Sendo, portanto, referência ao lema: "A criação geme dores de parto" (Rm 8,22).

Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus "gritos de dor", a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.

A CF 2011 tem por objetivo geral contribuir para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta.

Tem como objetivos específicos:

1. Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas.

2. Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global.

3. Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário.

4. Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.

Quais são as estratégias desta Campanha da Fraternidade:

1. Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.

2. Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente.

3. Mobilizar pessoas. Comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global.

A Igreja toma esses temas como reflexão para servir à sociedade, porque implicam em sofrimento, dores e morte. A Igreja, imbuída da missão de evangelizar, procura levar a luz de Deus àquela situação, para que brote a vida no seio da sociedade.

Deus, à medida que criava o mundo, via que este era bom. E a narrativa da criação conclui: "E Deus viu tudo quanto havia feito e achou que era muito bom". (Gn 1.31),

Que a reflexão sobre a Vida no Planeta possa despertar ainda mais o ser humano para que tenha uma maior consciência em cuidar daquilo que Deus criou com tanto amor.

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3