sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pentecostes

“A Paz esteja convosco!” Saudação de Jesus aos discípulos reunidos no cenáculo, no dia de Pentecostes.

“Paz e Bem!” Saudação de São Francisco e Santa Clara aos irmãos da Ordem.

“Saúde e Paz!” Saudação do Beato Pe. Eustáquio a seus fiéis, nossos antepassados, pois conviveu na Paróquia N. S. do Patrocínio.

Pentecostes é uma palavra que vem do grego e significa “quiquagésimo”. Cinqüenta dias depois da Páscoa. É a solenidade da vinda do Espírito Santo, o Paráclito, o Advogado, o Defensor, prometido por Jesus, quando disse que iria ao Pai, mas, não nos deixaria órfãos.

A cor vermelha domina essa solenidade, associada ao fogo, símbolo do amor. O Espírito Santo é chamado de “Espírito do Amor”.

O supremo dom de Deus Pai e de Deus Filho, Jesus Cristo à humanidade é o Espírito Santo. Um só Deus que se manifesta a nós em Três Pessoas distintas: A Santíssima Trindade.

Após acalmá-los com a saudação de Paz, Jesus envia os discípulos em missão, e, soprando sobre eles, está recriando a humanidade com o sopro do Espírito Santo.

Ao receberem o Espírito de Jesus, através dos sacramentos: Batismo, que depois é confirmado pelo Crisma, os cristãos recebem igualmente a mesma missão. O Espírito leva a humanidade a formar uma só família, no amor, onde todos se entendem, pois onde a comunidade é santificada pelo Espírito, fala de modo que todos entendem. Os diversos dons que nos são dados pelo Espírito são para a edificação da comunidade onde convivemos: Família, Igreja, Sociedade...

A presença do Espírito em cada um de nós Batizados vem nos tornar acolhedores e reconciliadores. Pensemos nessa nossa missão de Cristãos e deixemos que o Espírito que celebramos no Pentecostes, seja fogo que não se apaga em nossas vidas, iluminando nossas atitudes e aquecendo a vida daqueles que convivem conosco.

Paz e Bem!

Lourdes Barbosa.

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3