terça-feira, 19 de julho de 2011

Congresso Diocesano da Pascom

45º Dia Mundial das Comunicações Sociais
Diocese de Patos de Minas
Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital.

Por ocasião do 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, foi realizado no dia cinco de junho, no Seminário Maior Dom “José André Coimbra” na cidade de Patos de Minas, o Congresso Diocesano da PASCOM (Pastoral da Comunicação), conduzido pela assessora de comunicações da CNBB Irmã Elide.

O encontro teve o objetivo de auxiliar cada paróquia a comunicar o Evangelho através dos meios de comunicação, principalmente no contexto atual da sociedade, a qual passa por grande mudança através da chamada “era digital”, onde as novidades tecnológicas estão mudando cada vez mais o modo de comunicar e difundir informações e conhecimentos. “Está a nascer uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão” (Papa Bento XVI, 24 de janeiro de 2011).

É vital para a Igreja Católica se aprofundar dentro da comunicação, para que cada cristão católico sinta um desejo forte de ir e anunciar a paz e o Evangelho.

É preciso olhar os meios de comunicação como ferramenta de crescimento, enxergar as mídias com uma ótica de beleza e não de condenação. É real a presença de muitos conteúdos ofensivos, perigosos, e que vão contra a moral cristã, mas cabe ao cristão consciente, saber discernir o que é bom para seu crescimento pessoal e de sua comunidade, extrair de jornais, novelas, paginas de relacionamento virtual e tantas outras, o que bom e o que vai contra sua fé católica.

É importante nunca se esquecer que o contato virtual não pode e nem deve substituir o contato humano direto com as pessoas, em todos os níveis de nossa vida (Papa Bento XVI), mas diante de tantas mudanças, a Igreja faz um chamado aos fiéis a não ficarem atrelados apenas à presença física, e sim, se interligar virtualmente e louvar a Deus em todos os meios de comunicação, anunciar o Evangelho a todos, mas principalmente a aquele que estão perdidos e desgarrados ou que nunca experimentaram o sabor maravilhoso de se viver com Cristo e em Cristo. Mas deve-se tomar cuidado, pois existe, um “estilo cristão de presença também no mundo digital”. O Santo Padre Papa Bento XVI afirma que: comunicar o Evangelho através das novas mídias significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos nas plataformas dos diversos meios, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar, escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele.

A comunicação faz parte da vida do homem, ela é elemento constitutivo da condição humana, é uma realidade e necessidade de todos, por isso a Igreja se preocupou em criar a Pastoral da Comunicação (PASCOM), para que suas ações sejam divulgadas interna e externamente, fazendo assim, um chamado aos fiéis a comunicar Jesus Cristo da forma como Ele nos ensina, sendo Ele o Comunicador Perfeito do Pai.

A comunicação errada dentro da Igreja pode ser sinal de separação entre os cristãos. A comunicação autoritária está enraizada no pecado original, muitos comunicadores dentro do cristianismo, utilizam da comunicação para separar o rebanho de Deus, a Palavra nos alerta sobre isso: “Ai dos pastores que dispersam e destroem seu rebanho” (Profeta Jeremias). Por isso, a pastoral da comunicação deve estar à disposição da paróquia e principalmente ser obediente ao seu padre, dando visibilidade a todas as outras pastorais e ações da comunidade. Pastoral da Comunicação é a comunhão entre todas as atividades profissionais, movimentos, associações e pastorais que existem na paróquia.

Os confins da Igreja não estão mais somente na comunidade presente, mas também na comunidade virtual, a comunicação precisa gerar sentidos de vida e não de morte, é preciso divulgar um Jesus Conquistador, Sedutor, Glorioso e Majestoso assim como Ele é, para aqueles que ainda não O conhecem.

Após a volta do Congresso Diocesano da Pascom, foi formado em nossa Paróquia a Pascom (Pastoral da Comunicação), cujos membros são: Maércio dos Reis de Souza, César Henrique Rodrigues, Luciana Aparecida Alves de Souza, Edenis Cristina de Souza Lima, Éder Borges de Lima, Érica Regina Valeriano Silva e Juliano Queiroz Rodrigues.

César Henrique Rodrigues (PASCOM)

Veja a Galeria de Fotos:

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3