terça-feira, 19 de julho de 2011

Escolinha da Fé

Queridos paroquianos da paróquia Santa Teresinha! Venho, por meio desta poucas palavras falar a vocês de um assunto muito importante: trata-se da escolinha da fé. A escolinha da fé é um momento especial para os paroquianos conhecerem um pouco mais da doutrina católica que professam. No mundo em que estamos, em que as informações nos bombardeiam no nosso dia a dia, é muito importante que aprofundemos cada vez as nossas convicções de fé para discernir bem o caminho do senhor.

Esta necessidade surge do fato de que houve uma mudança na forma do católico viver a sua fé. As famílias a um tempo atrás viviam um contexto social em que as tradições dos pais eram acolhidas naturalmente pelos filhos. Sendo assim, no âmbito religioso, a fé dos pais era transmitida naturalmente para os filhos. Hoje, ao contrário, as convicções de fé que os pais passam para os filhos encontram muitas barreias já mesmo na infância. Não obstante isso, quando os filhos atingem a fase adolescente e jovem, o risco de eles não seguirem a fé dos pais e de até enveredarem por caminhos errados são grandes. Além disso, muitos adultos, pais e mães, já não sustentam em sua vivência do dia a dia as tradições religiosas recebidas dos pais. Assim, nos nossos dias a fé que recebemos de nossos pais precisa ser aprofundada para que possa ser acolhida e vivida por cada um.

Esta mudança, a de uma fé mais tradicional e que precisa ser enraizada na realidade de cada um, acontece porque hoje as pessoas procuram viver sua fé a partir de uma convicção pessoal. Por isso é importante que os pais se tornem verdadeiros catequistas de seus filhos, passando para eles suas tradições religiosas, mas também os ajudando a aprofundá-las. Muitos pais reclamam: meu filho não quer ir mais à Igreja! Meu filho não me respeita mais! Meu filho não reza mais! Meu filho diz que não acredita mais! Meus caros irmãos e irmãs, a fé precisa envolver a vida de cada cristão para que ele possa responder com amor ao chamado de Jesus. Que possamos aprofundar os nossos conhecimentos e a nossa vivência da fé!

O aprofundamento na fé pode ser adquirido por cada um de nós por meio do nosso estudo pessoal e aproveitando também momentos que nos são oferecidos. Recentemente o papa Bento XVI escreveu a nós grandes incentivos para a busca de um aprofundamento sobre a Palavra de Deus na exortação apostólica Verbum Domini. Esta exortação apostólica fala da necessidade de usarmos das várias oportunidades que temos para aumentarmos nossa intimidade com a Palavra de Deus, que é o próprio Cristo Jesus. Um dos momentos na paróquia que podemos aproveitar para aumentarmos o nosso amor a Jesus, por meio de convicções de fé mais profundas é a escolinha da fé. Se você se sentir chamado venha participar conosco!

Escolinha da Fé
Paróquia Santa Terezinha,
todos os Sábados as 15:00h
na Igreja Santa Terezinha.

Seminarista José Antônio Ramos (3º ano de Teologia)
(Seminário Maior Dom José André Coimbra)

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3