segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Dia do Padre

Dia 04 de agosto a Igreja de Cristo celebra no mundo inteiro o dia do padre! Este ano celebramos os 152 anos da morte de São João Maria Vianney, patrono de todos os sacerdotes. Neste dia reza-se por todos os sacerdotes, colocando-os no sagrado coração de Jesus para que todos os padres sejam santos, para que assim, possam santificar o povo confiado a eles e que as orações possam se estender de forma intensa durante todo o ano.

Sabemos que Cristo foi fiel até a morte e morte de Cruz (Ef 2,8). Assim também, o sacerdote neste ano sacerdotal e no dia do padre (04 de agosto), é chamado a tomar consciência novamente de que deves amar a Cristo incondicionalmente e ser fiel até a morte. Pois Deus é fiel com seu povo, e merece que o povo também tenha sacerdotes santos e fiéis, para tornar o povo cada vez mais santo para o próprio Deus. Sabemos que para Deus nada é impossível.

O Sacerdote é chamado a santidade e fidelidade. A oração é fundamental, juntamente com o espírito de penitência e caridade para que isso aconteça. Ser padre é um dom, um presente de Deus.

Antes do jovem dizer seu sim, é preciso ouvir a voz de Deus que o chama. Nenhum jovem pode se auto oferecer para ser padre se não escutar a voz e a vontade de Deus. Antes de acontecer a vontade do jovem é preciso que haja a vontade de Deus. Os estudos no seminário é um período para um verdadeiro e autêntico discernimento vocacional. Nem todos os jovens que entram para o seminário serão padres.

O seminário é lugar de cultivar a verdadeira vocação. Quem não tem uma autêntica vocação pode não conseguir chegar até o fim. Ser padre não é fácil, assim como também ser esposo(a), ser pai ou mãe não é fácil!

Cada vocação tem suas alegrias e desafios, dificuldades e tribulações. Assim neste dia do padre todos são chamados a refletir sobre a importância da vocação sacerdotal, pois o sacerdote deve ser um pastor segundo o coração de Jesus para cuidar do rebanho como o próprio Cristo cuida! Sabemos que sem o sacramento da ordem não teríamos o Senhor sacrificado sobre o altar da cruz para nos sustentar e nos santificar, em nossa caminhada para o céu.

Dizia são João Maria Vianney que “Se compreendêssemos bem o que um padre é sobre a terra, morreríamos: não de susto, mas de amor (...) sem o padre, a morte e a paixão de Nosso Senhor não teria servido para nada. É o padre que continua a obra da Redenção sobre a terra (...) Que aproveitaria termos uma casa cheia de ouro, senão houvesse ninguém para nos abrir a porta.

O padre possui a chave dos tesouros celestes: é ele que abre a porta; é o ecônomo do bom Deus; o administrador dos seus bens (...) Deixai uma paróquia durante vinte anos sem padre, e lá adorar-se-ão as bestas... O padre não é padre para si mesmo, é-o para vós”

Enfim, amáveis paroquianos, assim como o papa implora as orações de todos os fiéis para a santificação do clero, exorto-vos com carinho, consciente da necessidade de santos sacerdotes cheios de ternura e fidelidade, imploro de vós as orações e penitências pelos padres do mundo inteiro e mais precisamente pelos de nossa querida diocese. Que o Deus da paz os santifiquem totalmente, para transmitirem paz, alegria, esperança e muito amor para este povo tão sedento das coisas celestes e divinas.

PE. Ivan José (Assessor Vocacional e
Reitor do Seminário Menor Mons. Josias Tolentino de Araújo)

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3