segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Família, Pessoa e Sociedade

Nossa sociedade é baseada na estrutura familiar. Em outras palavras, a família é a organizadora social mais importante, que ajuda as pessoas a se desenvolverem e se relacionarem com o mundo.

A estrutura familiar varia de cultura em cultura. Mas, em todas elas se reconhece a necessidade de um grupo humano que defenda os mais fracos. Isso não inclui apenas recém-nascidos e crianças, nas também doentes, idosos, portadores de deficiência, etc.

A família é um ponto de apoio para que as pessoas se tornem livres, autônomas e responsáveis, sendo capazes de formar suas próprias famílias tornando a primeira e mais importante escola do ser humano.

Hoje, entendemos família como grupo reduzido a casal e filhos. Isso não quer dizer que não haja outros tipos possíveis de família. Os moradores de uma mesma casa criam laços de família por solidariedade, mesmo sem terem laços de sangue. Uma comunidade religiosa também pode ser considerada como uma família, desde que haja afeto e solidariedade entre seus membros.

Em resumo, existe família quando há um grupo estável de pessoas, unidas por laços: do Amor de parentesco, de solidariedade e de afeto.

Oração pela Família

“Ó Deus, de quem procede toda a paternidade no céu e na terra.

Pai, que és amor e vida, faze que cada família humana sobre a terra se converta, por meio de Teu Filho, Jesus Cristo, nascido de mulher e mediante o Espírito Santo, fonte da caridade divina, em verdadeiro santuário da vida e do amor para as gerações que sempre se renovam.

Faze que tua graça guie os pensamentos e as obras dos esposos para o bem de suas famílias e de todas as famílias do mundo.

Faze que as jovens gerações encontrem na família apoio para sua humanidade e para seu crescimento na verdade e no amor.

Faze que o amor reafirmado pela graça do matrimônio, se revele mais forte que quaisquer debilidades a qualquer crise, pelas quais às vezes passam nossas famílias.

Faze, finalmente, Te pedimos por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, que a Igreja, em todas as nações da Terra, possa cumprir frutiferamente sua missão na Família e por meio da família.

Tu, que és a vida, a verdade e o amor, na unidade do Filho e do Espírito Santo. Amém”


----- Pascom São José -----

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3