terça-feira, 20 de março de 2012

O Mensageiro Entrevista

Entrevista Pastoral da Saúde

    Amigos e Amigas em Jesus Cristo, esse mês tive a oportunidade de entrevistar a Ivonete de Carvalho Vicente Brás (coordenadora da Pastoral da Saúde da Comunidade Nossa Senhora do Rosário). Nossos sinceros agradecimentos pela acolhida e carinho. Dentro da Campanha da Fraternidade esse ano, temos o compromisso cristão de refletir sobre a saúde pública em nosso país, e com essa entrevista vamos conhecer melhor o trabalho da Pastoral da Saúde de nossa paróquia.

Natanael Oliveira Diniz (Comunidade Santa Terezinha)

1-Qual a função da pastoral da saúde?

    Visitar os doentes, levar a palavra de Deus. Devemos confortar, desenvolver nossa habilidade de escutar. Levando amor, compreensão, solidariedade. Ajudar o doente a oferecer a Deus suas preocupações, esperanças e medos. Rezar com eles e a família.

2-Qualquer pessoa pode participar da Pastoral da Saúde? A quem procurar? Explique-nos.

    Para ser membro da pastoral da saúde, é preciso:

Amor ao próximo / Equilíbrio psicológico / Participação na vida da paróquia / Ser bom ouvinte, acolhedor / Não ter pressa.

    Caso não esteja bem consigo mesmo, não vá visitar os doentes. Caminhe conosco, procure qualquer membro da pastoral da saúde de sua comunidade ou o escritório paroquial.

3- Esse ano a Campanha da Fraternidade aborda a questão da saúde pública. Qual sua avaliação da saúde em nossa cidade?

    Ter saúde é o sonho de todos. Saúde é o principal problema do país. Em nossa cidade a saúde não é diferente. Faltam médicos, há demora nos exames, nos encaminhamentos. Há pontos positivos, mas falta muito. Temos que reivindicar atendimento humanizado, acolhedor, digno em qualquer unidade de saúde. “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

4-Quais são seus santos de devoção?

    Santa Terezinha, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Rosário, São José, São Camilo de Lélis.

5-Como é feita as reuniões da pastoral? Quando e como acontece?

    As reuniões paroquiais acontecem de dois em dois meses na sala anexa a Igreja Matriz Santa Terezinha com todos os membros da Pastoral. São tratados assuntos da pastoral da saúde de todas as comunidades de nossa paróquia com a participação e direção de nosso pároco. Temos formação, trocamos ideias e aprendemos muito. Temos uma missa por mês na capela do Hospital. E também missa uma vez ao ano com os doentes visitados, com Unção dos enfermos. As reuniões na comunidade acontecem uma vez ao mês, distribuímos as visitas, rezamos por eles e passamos tudo o que foi tratado na reunião paroquial para os membros. Os doentes da paróquia são visitados pelo padre José Ricardo quando precisam de Confissão, Unção dos enfermos, e a Eucaristia.

6-Relate-nos sua experiência na Pastoral da Saúde. O que te deixa feliz em fazer parte desta pastoral?

    Ser membro da pastoral da saúde é um presente de Deus. Fico muito feliz, amo a pastoral, os nossos enfermos e eles fazem parte de nós. O que eles nos passam é forte e nos faz fortes. Eles nos mostram que a vida vale a pena.

7-Deixe-nos sua mensagem.

Mensagem do Idoso

Se meu andar é hesitante e minhas mãos trêmulas, ampara-me.

Se minha audição não é boa e tenho de me esforçar para ouvir o que você está dizendo, tenha compaixão.

Se minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajude-me com paciência.

Se minhas mãos tremem e derrubo comida na mesa ou no chão, por favor, não se irrite, tentei fazer o melhor que pude.

Se você me encontrar na rua, não faça de conta que não me viu, pare para conversar comigo, sinto-me muito só.

Se você na sua sensibilidade me ver triste e só, simplesmente partilhe um sorriso e seja solidário.

Se lhe contei pela terceira vez a mesma história num só dia, não me repreenda, simplesmente ouça-me.

Se me comporto como criança, cerque-me de carinho.

Se estou com medo da morte e tento negá-la, ajude-me a preparar para o adeus.

Se estou doente e sendo um peso, não me abandone.

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3