sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dia dos Avós

A educação dos filhos pelos pais é sagrada, e assim fizeram Joaquim e Ana ao educarem a Virgem Maria.

São Joaquim nasceu na região da Galiléia e se casou com Ana, que havia nascido em Belém. Apesar do amor entre o casal, já estavam com idade avançada e ainda não haviam sido abençoados com a maternidade e paternidade.

Por isso, Joaquim era constantemente marginalizado, já que naquela época, não ter filhos era como ser punido por Deus em função de sua esterilidade. Conta história, que certa vez, o padre da cidade recusou a oferta de Joaquim por ele não ter filhos. Entristecido, Joaquim rezou e jejuou durante quarenta dias no deserto.

Ana também se ressentia imensamente por não ter filhos, e rezava todos os dias pedindo a Deus para atender suas preces. Certa vez, durante suas orações, um anjo lhe disse que Deus atenderia suas preces. Mas, o anjo ressaltou que seu filho ou filha seria louvado por todo o mundo. Sem entender direito, Ana respondeu “Se Deus vive e se eu conceber um filho ou filha será um dom de Deus e eu servirei a Ele toda a minha vida”.

Aos 40 anos, Ana deu a luz a uma menina, Maria. Em gratidão a Deus, Ana ofereceu a filha ao serviço no templo para servir ao Criador. Na ocasião, Ana disse ao sacerdote:” Recebei-a e guardai-a. Ela me foi dada em resposta a minha prece; conduzi-la com alegria, a Ele com fé”. No templo, Maria ficou até completar 12 anos. Segundo uma antiga tradição, Ana e Joaquim abençoaram o casamento de sua filha com o jovem carpinteiro José, acompanharam a gravidez de Maria e a partida dela e de seu marido para Belém.

Joaquim, de idade avançada, faleceu antes mesmo de Maria sair do templo, e ficou para Ana a responsabilidade de continuar guiando sua filha pelo caminho da luz.

Ana esperou 5 anos até rever sua família, que voltou fugida do Egito. Então, finalmente a avó Ana conheceu seu neto: Jesus Cristo.

A Igreja Católica celebra a festa litúrgica dos avós de Cristo em 26 de julho, data também em que se comemora o Dia dos Avós como homenagem a Santa Ana e São Joaquim.

Pascom - Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3