quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Vocações, Dons do Amor de Deus

    No mês de agosto a Igreja volta mais atentamente o seu olhar para as vocações que integram e mantém a vida da comunidade cristã. Discípulos e missionários de Jesus Cristo, vocacionados à comunhão com Deus, somos convidados neste contexto, à oração e reflexão acerca deste fiel chamamento do Pai e da nossa correspondência.

    “O amor é a vocação fundamental e originária do ser humano” (Cf. FC 11). “Todos os homens são chamados ao mesmo fim, o próprio Deus” (CIC 1878) e “é em Igreja, em comunhão com todos os batizados, que o cristão realiza sua vocação” (CIC 2030). “É preciso convencer-se de que a primeira vocação do cristão é a de seguir Jesus” (CIC 2232). “Tornar-se discípulo de Jesus é aceitar o convite de pertencer à família de Deus, de viver conforme a sua maneira de viver” (CIC 2233), servindo-o em santidade e em justiça. Atentos à colaboração com Deus na criação e na instauração de seu Reino (1Cor 3,9), rezamos pelas famílias “células da sociedade”, onde a vocação dos leigos é realizada: “graças a eles a Igreja é o princípio vital da sociedade humana. Eles são a Igreja” ( Pio XII). Assumimos também a tarefa de concretizar aquilo que o Senhor nos pediu: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita” (Lc 10,2). Essa deve ser a nossa prece e o nosso desejo: que continuem a aparecer pessoas generosas dispostas a se comprometer com o Reino de Deus, nos ministérios ordenados e de vida consagrada.

    Nessa perspectiva o Santo padre nos vai dizer: “Exorto-vos, com viva solicitude, a uma escuta atenta de quantos, no âmbito das comunidades paroquiais, associações e movimentos, sentem manifestar-se os sinais duma vocação para o sacerdócio ou para uma especial consagração. É importante que se criem na Igreja, as condições favoráveis para poderem desabrochar muitos “sins”, respostas generosas ao amoroso chamamento de Deus. É tarefa da pastoral vocacional oferecer os pontos de orientação para um percurso frutuoso. Elemento central há de ser o amor à Palavra de Deus, cultivando uma familiaridade crescente com a Sagrada Escritura e uma oração pessoal e comunitária devota e constante, para ser capaz de escutar o chamamento divino no meio de tantas vozes que inundam a vida diária. Mas o “centro vital” de todo o caminho vocacional seja sobretudo a Eucaristia: é aqui no sacrifício de Cristo, expressão perfeita de amor, que o amor de Deus nos toca; e é aqui que aprendemos incessantemente a viver a “medida alta” do amor de Deus. Palavra, oração e Eucaristia constituem o tesouro precioso para se compreender a beleza duma vida totalmente gasta pelo Reino. (Bento XVI)

    É importante ressaltar o papel primordial das famílias na promoção das vocações: “é no seio da família que os pais são para os filhos, pela palavra e pelo exemplo, os primeiros mestres da fé. E favoreçam a vocação própria a cada qual, especialmente a vocação sagrada” (Cf. LG 11). É preciso refletir como seria se um de vossos filhos ou familiares despertassem para uma vocação sacerdotal ou religiosa. Como haveria de ser a vossa reação, irmãos? Espero que com alegria e ação de graças.

    Pois bem, “ouçamos o que o Espírito diz à Igreja” (Ap2, 7), “o amor de Deus foi derramado em nossos corações, pelo dom desse mesmo Espírito” (Rm5, 5), possamos mais profundamente nos silenciar, para ouvir a voz e a vontade de Deus para nós. Preparando-nos para a abertura do Ano da fé e das comemorações dos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II, creiamos piamente que “Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa” (2Tm 1, 9a) ,a todos. Ele não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos, os que Ele quer. Como vai dizer o padre Raniero Cantalamessa, pregador do papa, o seguimento de Jesus não vale a pena! Vale a vida! (e a vocação).

Marcos Vinícius Magalhães Teixeira
Seminário Menor
“Monsenhor Josias Tolentino de Araújo”.

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3