quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O amor: caminho para a vida eterna

    Diz um trecho do texto de São Lucas: “... quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos! Então serás feliz, pois estes não têm como te retribuir! Receberás a recompensa na ressurreição dos justos” (Lc 14,13-14). A vida eterna é a grande esperança de todo cristão. Mas, para ganhar esta vida o cristão tem de seguir Jesus com autenticidade. Isso não é algo impossível, nem difícil, desde que se leve em conta os ensinamentos de Jesus. E o seu grande mandamento é este: “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” (Mt 22,36-37). E Jesus deu o seu exemplo, amando até às últimas consequências, ao dar a sua vida na cruz. Por isso ele mesmo disse: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,12-13)

    Assim, quem quiser ganhar a vida eterna só tem um caminho: o da caridade sincera, ou seja, o do amor. Mas, este amor só pode ser vivido pelo cristão se ele entra na lógica de Jesus. Ele ensinou com sua própria vida: sendo Deus se fez homem (sem deixar de ser Deus); sendo todo poderoso se fez fraco; sendo o Senhor se fez obediente; tendo tudo, se fez pobre e se humilhou até à morte de cruz. Mas Jesus ressuscitou e por isso todos os que acreditarem N´Ele ressuscitarão.

    O serviço que Jesus ensina é o serviço do amor incondicional, que não pede nada em troca. É justamente amando desta forma que alguém terá a vida eterna. É renunciando tudo, servindo aos irmãos sem esperar retorno algum e amando a Deus, confiando que ele retribui com justiça a cada um, que alguém ganha a vida eterna. Os discípulos receberam esta promessa de Jesus, que é também a mesma para todo cristão: “todo aquele tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna” (Mt 19,29).

    Os discípulos tiveram de deixar até os seus familiares para seguir Jesus. Assim também, cada um de nós pode deixar aquilo que lhe impede de entrar no reino de Deus. É no dia a dia que o cristão vai aprendendo a viver o amor. A mais simples ação pode ser muito importante. Por exemplo, o esposo ou a esposa pode se esforçar por fazer algo ao outro, não como cumprimento de uma obrigação, mas por amor mesmo; um filho pode se esforçar por ser mais obediente e carinhoso com os pais, somente por amor; alguém que tenha mais bens pode ajudar outro que necessita, não para humilhar o outro porque ele é pobre, mas porque o ama e quer o seu bem; alguém pode dar uma palavra amiga a outro, mesmo numa hora em que talvez não esteja com muito tempo ou muita disposição para ouvir; enfim, é preciso esforçar-se para fazer sempre o bem e agir conforme a regra do amor.

    Quem agir assim terá a vida eterna. Todos esperamos esta vida e ela foi prometida por Jesus. Todos a podem ter e existe o caminho: o do amor. O exemplo máximo de quem seguiu este caminho é o do próprio Jesus. Ele amou a todos e por todos morreu na cruz, mas por todos também ressuscitou e dá a vida eterna àqueles que o seguirem. Temos o exemplo de vários santos que seguiram este caminho. Um exemplo maravilhoso é o de Santa Terezinha do Menino Jesus. Ela disse que, depois de meditar sobre todas as outras vocações, descobriu que em todas elas o amor devia estar como motivo dela. Daí ela concluiu que a maior vocação é o amor, é amar. Por isso, Santa Terezinha expressou exultante: “Serei o amor no coração do mundo”!. Esta Santa, que vivia fechada em oração num Carmelo, se tornou a padroeira das missões. Assim, por um gesto de amor, o cristão está sendo um agende missionário e também está garantindo para si a vida externa. A vida eterna não será negada por Deus àqueles que procuram sempre viver o caminho do amor e não esperam sua recompensa na terra. Nosso Deus é o Deus da vida e não negará a sua vida aos que forem dignos dela.

José Antônio Ramos, seminarista do 4º ano do curso de teologia do
Seminário Maior “Dom José André Coimbra”

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3