terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O Natal e seus Sinais

    O Natal se faz presente através de muitos sinais, mas nem todos ajudam a celebrar a certeza de que “ele está no meio de nós”.

     O trânsito maluco, a correria para as compras, a angústia nas filas, o corre-corre atrás de presentes... Tudo isso faz parte do Natal, mas não é a verdadeira essência do sentido pleno desse acontecimento. Assim, em meio a difícil sociedade atual deixamos de viver a mística de um menino Deus que nasce em todas as coisas, e convida-nos a uma vida plena.

    Para celebrarmos o verdadeiro sentido do Natal, devemos questionar: por que gostamos tanto de comemorar o Natal?

     Como todos sabem, de uns tempos para cá, o “espírito natalino” foi um tanto quanto desvirtuado em função do apelo comercial, o que faz com que essa época se restrinja quase que única e simplesmente à troca de presentes. Entretanto, devemos nos lembrar sempre, do real motivo dessa data: o nascimento de Jesus!

    Para comemorarmos esse dia tão especial para todos nós, é importante que saibamos o verdadeiro significado das refeições presentes nesta época: a ceia e o almoço de Natal.

    A palavra “ceia” quer dizer refeição. No momento em que as pessoas se reúnem para compartilhar uma refeição festiva, ocorre o fortalecimento de seus vínculos afetivos e espirituais. Para Jesus, cada refeição é um encontro com os irmãos e com Deus, oportunidade na qual alimentamos o nosso corpo e nosso espírito.

     Durante uma confraternização de Natal, os familiares e amigos transmitem entre si, os valores preconizados por Jesus: fraternidade, união, amor, partilha e bem-estar. Portanto, o Natal manifesta, e seus sinais estão ao nosso alcance.

    A grande possibilidade de fazer um Natal mais pleno está em nossas mãos, caro leitor (a), desejo a você um abençoado Natal e que a presença do menino Jesus esparrame muita luz, paz e amor em sua vida e que possamos viver um FELIZ NATAL!

Natanael Oliveira Diniz (Professor de Literatura)

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3