quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cinco Cardeais Brasileiros Podem Votar no Conclave

    Brasileiros que concorrem ao pontificado, da esquerda para a direita: dom Raymundo Damasceno, dom Cláudio Hummes, dom Odilo Scherer, dom João Braz de Aviz e dom Geraldo Majella Agnelo

    Cinco cardeais brasileiros estão cotados para participar do conclave que vai se reunir para eleger o sucessor do Papa Bento XVI, após sua renúncia ao posto no dia 28 de fevereiro.

    De acordo com uma lista do Vaticano, atualizada há cerca de duas semanas, 119 cardeais estão aptos a participar da escolha do Papa. Ter menos de 80 anos é um dos critérios imposto aos cardeais do conclave.

    O Brasil tem nove integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, sendo que quatro deles já ultrapassaram a idade limite.

         Os Cardeais brasileiros que poderão votar são: Dom Cláudio Hummes, de 78 anos, ex-arcebispo de São Paulo e atual prefeito emérito da Congregação para O Clero; Dom Geraldo Majella Agnelo, de 79, arcebispo emérito de Salvador; Dom Odilo Scherer, de 63, arcebispo de São Paulo; Dom Raymundo Damasceno Assis, de 76, arcebispo de Aparecida; e dom João Braz de Aviz, de 64, arcebispo de Brasília.

    Dom Eusébio Scheid, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, está fora do conclave por ter completado 80 anos em dezembro. Também já ultrapassaram a idade limite os cardeais, Dom Paulo Evaristo Arns, de 91 anos, ex-arcebispo de São Paulo; Dom Serafim Fernandes de Araújo, de 88, ex-arcebispo emérito de Belo Horizonte; e Dom José Freire Falcão, de 87, ex-arcebispo de Brasília.

    Os eleitores no conclave têm cardeais de aproximadamente 70 países diferentes, os cardeais italianos são maioria.

    O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, diz que o conclave deverá ser realizado entre 15 e 20 dias após a saída de Bento XVI. "Devemos ter um novo papa até a Páscoa", afirmou Lombardi.

Pascom - Santa Terezinha

Um comentário:

Anônimo disse...

merecemos um Papa que sejá latino quem sab,Dom Odilo Sherer, que Deus faça um bom sucessor de Bento!amem.

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3