terça-feira, 19 de março de 2013

A Quinta Feira Santa

     A Quinta feira Santa vem dar início ao ponto alto da Semana Santa: o Tríduo Pascal, que termina na Vigília Pascal do Sábado Santo. Todo o Mistério Pascal se resume nestes três dias, que formam uma só celebração. Por isso não se dá bênção final nas celebrações da quinta e da sexta-feira; ela só será dada no final da Vigília Pascal.

     Ao celebrarmos a ultima ceia do Senhor com os apóstolos, celebramos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Na parte da manhã há a Missa do Crisma, onde os sacerdotes renovam suas promessas sacerdotais, e, é dada a bênção dos santos óleos, usados nos sacramentos. À noite, a Missa recorda a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. É realizada a cerimônia do Lava-pés, recordando o gesto de humildade e serviço, em que Jesus o Mestre e Senhor, faz o papel de escravo, lavando os pés de seus discípulos. E recordamos ainda o mandamento de Jesus seguido de um ensinamento: Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei; vocês entenderam o que eu fiz? Então, façam o mesmo.

    Saibamos viver este Tempo Santo em clima de silêncio e oração, guardando a fé, na certeza de que é passando pela Cruz que chegamos à Ressurreição.

Feliz Páscoa!

Lourdes Barbosa.

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3