terça-feira, 19 de março de 2013

"Ide Todos a São José"

     “São José escolhido pelo Pai para ser o guarda fiel e providente dos seus dois maiores tesouros: O Filho de Deus e a Virgem Maria, e ele cumpriu com a máxima fidelidade sua missão. Eis porque o Senhor lhe disse: Servo Bom e Fiel vem participar da alegria do teu sonho. (Mt 25,21) (Sermão de São Bernardino de Sena).

    São José, esposo de Maria e pai adotivo do Menino Jesus, foi proclamado pelo papa Pio IX, em 1870, patrono da Igreja Católica. Ele se tornou um dos santos mais populares no catolicismo, um grande intercessor para todas as circunstâncias. Pouco se sabe sobre sua história de vida, somente o que está nas Sagradas Escrituras.

    Os Evangelhos descrevem São José como um homem justo que aceitou ser esposo da Virgem Maria, pai adotivo do Messias e protetor da Sagrada Família. José era de linhagem real, descendente de Davi, sua profissão era carpinteiro - ofício que ensinou ao Menino Jesus.

    Era Também humilde, como relata o evangelista Lucas, quando José foi levar Jesus ao Templo para ser circuncidado e Maria Purificada, ofereceu como sacrifício um par de rolas, permitido apenas aqueles que não tinham condições de comprar um cordeiro ( Lc 2,24).

     José assumiu na totalidade sua responsabilidade de protetor da Sagrada Família, sempre amparado por Deus e seus anjos. Avisado em sonho que Herodes queria matar o Filho de Deus, José pegou Maria e o Menino e fugiu para o Egito, voltando apenas quando o perigo havia passado. Por isso as famílias e a Igreja, quando em situação de perseguição e tribulação pedem a intercessão do protetor das famílias e da Igreja, São José.

    São José também é invocado como padroeiro dos trabalhadores, pois através de seu ofício de carpinteiro sustentou sua família, amparou Maria, ensinou Jesus a ler, manusear as ferramentas e a madeira, tudo com uma ternura paterna.

    Nos tempos atuais um exemplo a ser seguido. A data de sua morte não é exata, mas acredita-se, pelos relatos da história que ela aconteceu um pouco antes da vida pública de Cristo.

    A sua festa litúrgica é celebrada no dia 19 de março. No dia 1º de maio, este grande santo é também celebrado, mas como São José Trabalhador.

    Novena de São José pelos casais

    São José, esposo da Virgem Maria, com confiança clamamos o Vosso patrocínio.

     São José, esposo da Virgem Maria, pai adotivo de Jesus, ardentemente suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre estes casais... ( Diga o nome do seu marido ou de sua esposa, ou o nome do casal por quem você está fazendo a novena)

    Protegei, ó Guarda Providente da Sagrada Família. Do alto Céu, ajudai a vencer todos os obstáculos dentro do matrimônio. E te pedimos, ó São José, a restauração do matrimônio e do casamento. Que consigam dar o perdão e aceitar o perdão. Libertai ó Deus, por Intercessão de São José, de todas as mágoas cometidas dentro do matrimônio, atitudes e sentimentos errados.

    Senhor, por intercessão de São José olhai aqueles casais que estão com o coração dolorido, machucado, com tantos acontecimentos ruins. Amparai aqueles que estão com o amor desgastado e com o relacionamento desestruturado. Fortalecei-os no pacto nupcial. Que o perdão cure os ressentimentos e que o amor supere as desavenças.

    São José, rogai pela família. Amém.

Pascom - Paróquia Santa Terezinha

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3