sexta-feira, 19 de abril de 2013

Eternas Saudades de Nosso Querido Padre Henriquinho

    Padre Henrique Vermeulen, nasceu em 20 de março de 1926 em Amsterdã. Em 25 de Setembro de 1945, ingressou na Congregação dos Padres dos Sagrados Corações em Nova Ginneken. Em 16 de outubro, 1950 foi ordenado sacerdote em Broekhem.

    Após completar seus estudos em Valkenburg, Henk passou dois anos em Nuland. Em julho de 1953, ele recebeu a sua nomeação para o Brasil. Em 4 de novembro de 1953, ele partiu para seu destino.

    Ele trabalhou durante 54 anos. Seu primeiro trabalho foi em São Bonifácio/SC, para ajudar no seminário menor. Desde então veio se dedicando em varias paróquias aqui no Brasil e por aproximadamente 10 anos, fomos presenteados com seu jeitinho simples, humilde, sempre com um sorriso no rosto, muita dedicação e trabalho, na hoje Paróquia São Damião de Molokai, onde dedicou-se principalmente como orientador espiritual da Pastoral Carcerária e na Apac ao lado do Padre Reinaldo Bosmann, e ainda trabalhou muito no bairro Serra Negra, bairro que tinha dele uma atenção especial, alem de ajudar varias Pastorais e movimentos como a “Pascom”. Poucos sacerdotes e poucos voluntários de dedicaram a uma causa tão difícil e desafiadora: recuperar detentos. Pelo contrário, muitos têm até aversão.

    Em 2007 já desgastado pelos anos vividos e achando que estaria dando trabalho ou incomodando os demais Padres que viviam com ele resolveu voltar para Holanda e morar num lar para idoso, uma vez que estando tantos anos em missão ele perdeu a ligação com sua família, mas pode ainda ajudar os irmãos da comunidade de Babilônia, e mais tarde de Teteringen.

    E infelizmente este homem de Deus, um dos últimos sacerdotes holandeses que aqui esteve, em missão verdadeiramente evangélica, partiu para junto de Deus no último dia 4 de abril aos 87 anos, em Teteringen, Holanda, num Recanto para Idosos.

    A Cerimônia de despedida foi realizada na quarta-feira 10 de abril, 2013 às 11:00 na capela da Zorgcentrum Zuiderhout (Arnold Janssen Avenue, 46 em Teteringen), depois foi enterrado no cemitério da Congregação, em Zuylen, Breda.

    Que Padre Henrique esteja no colo do Pai e descanse em paz.

Pascom - Paróquia Santa Terezinha

Na Galeria de Fotos abaixo, fotos descontraídas num passeio na represa de Nova Ponte,
com Pe. Henrique e Pe. Reinaldo, dois grandes missionários.

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3