terça-feira, 25 de junho de 2013

Fé e Obras

[...] a fé sem obras é morta (Tg 2, 26)

    Neste ano da fé somos convidados a refletir sobre nossa fé como algo essencial em nossa vida, algo que, de fato, nos transforma e nos move. A carta de São Tiago traz em seus primeiros capítulos apresenta um itinerário exemplar sobre fé, conhecida sobre a temática fé e obras.

    Como falar de fé sem falar em obras? Podemos falar de uma verdadeira religião se ela consistir na fé com boas obras. A fé, ao mesmo tempo, que é dom de Deus e resposta livre do homem, é também combustível na ação humana que movimenta o nosso viver, bem como contribui com uma pequena parte na ação de misericórdia de Jesus Cristo, para que todos se salvem. E estar diante de Deus, partindo daquilo que abraçamos nele e com ele, o projeto do Reino em Jesus, deve primordialmente, gerar algo impactante em nós. Em outras palavras, a própria fé em cada pessoa sendo verdadeira, faz transparecer muitas obras que edificam e constroem. Contudo, podemos dizer que o ponto central aqui tratado, consiste em uma coerência da vida em sintonia com a fé professada, que implica atitudes concretas desse viver, pois onde há fé, esperança e caridade, tudo se transforma, gera e exala!

    O interessante é observar a coerência que esse diálogo nos oferece. Acreditamos que não é uma simples escolha, ficar só na fé seguindo uma sequência de posicionamentos que não são condizentes. Quando eu acredito, eu tenho que ser (obras) partindo daquilo que acredito, pois como acreditar e amar Deus que não vemos se não amar e servir o irmão que vemos? (Cf. 1 Jo 4,20). Caso contrário, não haveria sentido em acreditar. Quando eu acredito, eu devo VER em mim uma ação gerada pelo acreditar. Um esclarecer, uma resposta, uma razão, primeiramente aos irmãos, mas também e principalmente ao próprio Deus, como resultado da vivencia do amor a que Ele nos chama.

Iram Alves Martins Júnior
Leomar Máximo Caixeta
Seminaristas do Seminário Maior Dom José André Coimbra

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3