domingo, 28 de julho de 2013

Procissão - Um Símbolo da Caminhada da Vida

Vamos fazer uma procissão?

Hoje em dia não é fácil convocar o povo para sair caminhando. Certamente, a urbanização e o trânsito nas grandes cidades tornaram-se um obstáculo para promover tais eventos. Mas, há também outras razões: a dispersão de interesses e de programas, o individualismo como indiferença ao outro e o pluralismo social, que dificulta uma convocação capaz de motivar a todos.

O que vem ser uma procissão? A palavra vem do latim “procedere”, que significa ir em frente, caminhar adiante. Ao mesmo tempo, a procissão tem suas características: é uma caminhada que se faz sempre junto com outros, a partir de uma motivação religiosa; todos caminham lado a lado na mesma direção, sem que seja necessário ter uma meta aonde chegar, porque é um evento que tem uma significação em si mesmo.

Qual é a sua simbologia? A procissão manifesta alguns aspectos fundamentais do ser humano: é um símbolo da caminhada da vida humana, em seu anseio profundo de seguir sempre em frente, de jamais ficar parada ou de viver isolada. E simboliza também o sonho de convivência social como união de todos, na solidariedade de andar lado a lado na mesma direção. Além disso, pelo seu caráter religioso, a procissão é uma profissão de fé de que somente Deus, manifestado também nos Santos é o horizonte capaz de unir os passos da humanidade.

Em nossa Igreja Católica, podemos distinguir dois tipos de procissões: as procissões devocionais e as litúrgicas. As devocionais ocorrem nas festas dos santos, na Semana Santa, principalmente na Sexta Feira Santa e também nas procissões penitenciais. As procissões litúrgicas estão ligadas a alguma celebração sacramental, como procissão de entrada, procissão das oferendas e de modo especial a procissão da festa do Corpo de Deus.

Vivemos em um mundo pluralista, onde é importante manifestar com clareza a identidade da nossa fé. Por isso a procissão além da sua dimensão simbólica, é uma manifestação pública da comunidade católica, convocando todos para que superem uma religiosidade individualista e integrem a caminhada do Povo de Deus. Quando cantamos a Nossa Senhora: Ó vem conosco, vem caminhar! , quando levamos os andores e estandartes dos nossos santos pelas ruas, nós unimos os que vivem no céu e os que estão na terra numa única caminhada em direção á Terra prometida da fraternidade, da justiça e da paz.

Pascom - Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3