domingo, 11 de agosto de 2013

A Palavra de Deus é Alimento para a Nossa Fé

    Vamos refletir sobre a Palavra de Deus como alimento para a nossa fé. Comecemos com uma pergunta: o que é a palavra? A palavra é um instrumento de comunicação seja ela falada ou escrita. É pela palavra que comunicamos algo aos outros; por ela entramos em contato coma as pessoas e conversamos com elas. Pela palavra comunicamos nossos sentimentos, nossas emoções, nosso jeito de ser, comunicamos o que acreditamos, enfim, comunicamos a nossa própria pessoa. No evangelho de São Marcos Jesus diz que é do coração do homem que saem as más intenções (cf. Mc 7,21). E um ditado popular diz: a boca fala daquilo que o coração está cheio. Portanto, querendo, ou não a pessoa comunica às outras pessoas pela palavra, o seu ser, ou seja, ela comunica o que ela é, quem ela é. Ninguém vive sem se comunicar pela palavra ou, ao menos, por gestos.

    A Palavra de Deus pode ser compreendida em dois sentidos: Ela é o próprio Cristo, como diz no texto do Evangelho de João; e ela é também tudo o que foi escrito sobre Jesus e suas obras, ou seja, a bíblia. Assim, podemos chegar a seguinte conclusão: a bíblia só fala sobre Jesus. A bíblia começou a ser escrita há mil anos antes de Jesus, mas do primeiro livro da bíblia até o último ela só fala de Jesus. Desta forma, Jesus é muito anterior à bíblia, pois é a Palavra de Deus que vive junto d'Ele desde sempre. Antes de existir qualquer coisa Jesus já existia como Palavra na boca do Pai do céu. Jesus é a Palavra de Deus que, como diz João, existe desde sempre, mas se encarnou, nasceu do seio de Maria e se tornou humano como nós. Por conseguinte, a bíblia, como palavra de Deus, é composta de palavras que fala da Palavra, ou seja, são palavras que falam sobre Jesus, a Palavra de Deus por excelência. Jesus sai de junto de Deus e vem habitar no meio dos homens, vem habitar no meio de nós para nos salvar: o Pai fala e o filho, a Palavra que o pai pronunciou, vem habitar em nosso meio. É a palavra de Deus comunicada aos homens. Então, como estamos acolhendo esta Palavra de Deus comunicada a nós, Jesus Cristo, em nossa vida? Lemos e meditamos a bíblia que são as palavras que nos levam a contemplar a Palavra de Deus por excelência: Jesus? Ensina-nos o papa Bento XVI que “As palavras sobre Jesus na bíblia devem ser para nós como que escadas pelas quais chegamos a Ele”.

    Quando a pessoa se comunica pela palavra, ela provoca na outra pessoa que a ouve uma reação. Segue-se então que a palavra tem força e provoca algum efeito. Por exemplo, quando alguém diz uma calúnia contra você, você fica com raiva ou, ao contrário, você procura controlar esta raiva mantendo a calma. Mas é certo que esta palavra provocou em você uma reação: ou a de ficar com raiva, ou a de buscar manter a calma. Também quando você diz uma palavra boa, faz um elogio a alguém, esta palavra provoca reações. Esta pessoa ficará muito feliz ou talvez possa achar que o elogio é exagerado e não gostar. O certo é que a palavra humana sempre provoca uma reação. Pois bem, se é assim com a palavra humana, quanto mais com a palavra de Deus!

    O salmo 119 é o maior salmo da bíblia. Ele é um elogio à Palavra. Nele diz no v. 89 que a Palavra de Deus é eterna e firme como o céu; nela temos segurança para firmar nossos passos. Meu irmão e minha  irmã, vamos firmar os nossos passos, a nossa vida nesta rocha firme, que é a palavra de Deus! Ler, meditar, a palavra de Deus na bíblia é um caminho seguro por onde chegaremos ao céu. Deus também comunica conosco pela sua palavra ao participarmos das celebrações da santa missa. E este é um momento especial da comunicação de Deus para conosco, pois além de ouvir a palavra de Deus proclamada nas leituras e no Evangelho, ouvimos a homilia do Padre. É importante estarmos muito atentos neste momento da santa missa. Procure ouvir bem a proclamação das leituras e a homilia do Padre. “É o momento em que Deus fala ao nosso coração e nós respondemos a ele de coração”.

Diácono José Antônio Ramos

Nenhum comentário:

Muito obrigado pela visita!!!

Clique nas paginas para ver outras matérias.

Seguidores

Total de visualizações de página

Colaboradores

https://photos.google.com/share/AF1QipOmq4dcVZwcsEy0me_R8I0vD2gRU2_6bze1RpuVgT7lcGBuus30OkcRzjPCvgQUWw/photo/AF1QipPZlBebrLq0NECq3DuUVa4BmFPMBkqvTeDryO1o?key=S0tfeDZmQW9lbFc3TjdPcWotWmpnRFV6X1FoeGN3